A introdução dos computadores na vida das crianças, antes do início da escolaridade tem sido uma questão polémica. Por um lado o computador ajuda no desenvolvimento cognitivo. Neste sentido os computadores seriam como estímulos, para que a criança desenvolva o mais rapidamente a sua capacidade cognitiva.
Mas por outro lado, a introdução das novas tecnologias em idade tenra podem levar ao isolamento da criança. Penso que, quando utilizada de modo desadequado pode constituir um instrumento contra a criatividade o estabelecimento de relações sociais. Isto acontece quando os pais não sabem impor limites na sua utilização. Os computadores, tal como outros meios, podem ser bem ou mal utilizados em qualquer idade, tudo depende do uso que fazemos deles.
Na sociedade actual em que o computador desempenha um papel primordial, a sua utilização nas crianças, pode ser encarado como um factor de igualdade social, ao permitir a crianças mais desfavorecidas, crescerem com a tecnologia, que em casa não possuem, mas que mais tarde fará imprescindivelmente parte do seu dia-a-dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário